quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ocarina

Iaeew galera, dessa vez eu vou falar sobre um coisa que eu nunca pensei que fosse falar, um instrumente do sopro bem exótico, poucas pessoas conhecem e algumas muito pouco. É um instrumento bem complicado de tocar, um amigo meu tem uma dessas e eu certo dia tentei tocar (falhei miseravelmente), é muito complicado, a não ser que você ta tenha muito contato com instrumentos de sopro.



A ocarina é um instrumento de sopro (da família da flauta) num formato meio oval com uma ponta de lado, um tubo de sopro e com vários furos, , ela é feita geralmente de cerâmica, porcelana, pedra, mármore, e algumas até de plastico, metal, madeira e até vidro, mas o som não sai tão bonito quanto uma de porcelana ou mármore por exemplo. É também um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo, criado a uns 12000 anos atrás mais ou menos.

Ocarina de metal

Ocarina de plastico


A utilização da ocarina aqui nos países do ocidente foi no século XIX, nessa época sua forma moderna foi inventada por um italiano chamado Giuseppe Donati, inclusive o nome ocarina foi originado do italiano "pequeno ganso". Uma forma anterior da ocarina já era conhecida na Europa como Gemshorn, era um pouco diferente, no formato parecido com o de um chifre de boi.


Ocarinas chaveadas: Ocarinas chaveadas foram produzidas por muitos fabricantes, experimentalmente, começando no fim do século XIX. Podem ser adicionadas chaves para aumentar a extensão do instrumento, ou para permitir que os dedos alcancem orifícios muito espaçados.



A ocarina ganhou muita popularização com o jogo The Legend Of  Zelda: Ocarina Of Time do video game nintendo 64. A ocarina é o item central do jogo, o jogador pode tocar músicas do jogo ou qualquer outra música usando o controle do próprio video game que tem os botões mapeados de forma que tenha a mesma disposição da ocarina representada na tela (como um guita hero da vida). Foi com o Ocarina Of Time que a ocarina se popularizou.



No filme do Dragon Ball Z "O Golpe do Dragão" o personagem Tapion aprece tocando uma ocarina magica.



Certo galera, esse foi um tema pouco comentado, eu sei que pouca gente conhece esse instrumento, mas era uma coisa que eu queria postar a um tempo e resolvi fazer esse post, espero que tenham gostado.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Musica é arte e não tem regras para gosto!

Oi pessoal, resolvi hoje falar sobre o que me motivou a fazer esse blog acima de qualquer coisa, a musica, sou um cara apaixonado por musica, sonho em ser musico, até admito que não ouço muitos estilos diferentes, o que eu mais gosto é o rock, coisa que muitos de vocês já devem ter notado, gosto também de outras coisas além do rock, sou bem livre em questão de gosto musical.


Enfim eu resolvi fazer essa postagem porque tem uma coisa que me deixa muito chateado é saber que na musica não se tem respeito entre os estilos musicais,isso é uma coisa que me incomoda, não to dizendo pra gostar de tudo, ninguém gosta de tudo, nem todo mundo acha tudo bom ou ruim, mas o fato é que tem uma GRANDE diferença entre o que você não gosta e o que é "ruim", respeite aqueles que você acha que faz algo digno de respeito e não só aquele que toca a musica que você gosta.


Isso não acontece só em estilos diferentes, dentro do próprio rock eu noto isso, fãs de outras bandas de rock ficam chamando outras de "posers" por não tocar o "verdadeiro rock" na visão deles, eu fico um pouco chateado com isso, amigo se você não gosta não tenho nada contra você, niguém pode te obrigar a gostar de nada, mas por favor respeite, pois se você tiver um sonho como o meu de ser musico você vai gostar que te respeitem do mesmo jeito. Mas também na minha opinião tem aquela questão, se você quer ser respeitado faça uma musica da qual você seja digno de respeito, faça algo para merecer o respeito, o respeito só ajuda.



Ta com alguns dias que eu tava num site de noticias sobre musica chamado Whiplash e notei que tinha uma entrevista com o Corey Taylor, o vocalista da banda Slipknot, nessa entrevista ele fala dos artistas que ele GOSTA e dos artistas que ele RESPEITA, até que chegou em um certo ponto da entrevista que ele elogia o cantor Justin Bieber, e logo após fala "Eu não estou dizendo que sou fã dele, só que ele tem o meu respeito, e fez por merecer", depois Corey diz que tem vontade de grava um dueto com ele. Logo em seguida eu dei uma olhada nos comentários e estavam chamando tanto o Justin quanto o Corey de "gays", é desse tipo de desrespeito que eu estou falando, ninguém que seja fã do Corey ou do Justin é obrigado(a) a gostar da musica, num tem que gostar, mas só por isso não precisa deixar de respeitar aquele cantor porque ele fez uma musica com um cantor que você não gosta ou não respeita, antes de deixar de respeitar, lembre-se de quantas musicas ele fez e você gosta.


Tem uma coisa que incomoda a muita gente é musica sem fone de ouvido em locais públicos, não estou falando só de Funk, mas de qualquer estilo, seja ele MPB, Samba, Rock, Pagode, Forró, qualquer estilo, desde que seja com fone, pois nem todos temos o mesmo gosto.


Tem uma coisa também que tem diminuído mas nem tanto quanto eu e outros rockeiros também gostariam, isso já é até meio clichê, mas é uma coisa que me incomoda é da galera que fica martelando na mesma tecla dizendo que o rock é do Capeta, entendam uma coisa, não estou dizendo que não tem nenhuma banda de rock do Demônio, tem bandas de pagode, samba, axé que é do diabo também, mas não são todas que são, muitos acham que só porque é rock é do Satan, mas não é, hoje em dia tem inclusive banda de rock cristão e eu não to falando de rock bem leve não, estou falando de metalcore cristão, existe sim, deixem dessa ideia que rock é uma coisa do Demônio e quem ouve não acredita em Deus ou é Satanico. Eu normalmente sou um cara muito calmo, mas tem certas coisa que me tiram do serio muito facilmente. Um exemplo foi em um dia que minha colega me perguntou se eu acreditava em Deus, eu disse que sim, logo em seguida ela veio com a pergunta "como assim, você não é rockeiro?", isso me deixou, muito, mas muito estressado, eu não quis responder, pois eu não tenho paciência para perguntas do tipo. Esse tema é o que mais me deixa enfurecido.



Bem pessoal essa postagem não foi nada como uma matéria, noticia, etc. Foi mais um desabafo, pois essas coisas me incomodam muito e a muito tempo. Para que fazer discussões sobre gostos musicais se podemos cada um ouvir o que gostamos e respeitar oque os outros gostam?. Eu não quero dizer que a minha opinião é a única correta, queria pedir que quem tiver outro pondo vista sobre o assunto fale, comente aqui mesmo, vai ser sempre bem vinda a opinião de todos, dependendo do que colocarem posso até comentar sobre, agradeço a todos pela atenção, espero que tenham gostado, abraço, até mais, e muita musica a todos. =]